Até 2020, todas as residências do estado americano da Califórnia deverão ter consumo zero de energia em rede, ou seja, serão casas autossuficientes, com produção local de energia limpa. A mudança deverá ser estendida também a todos os prédios comerciais até 2030.
O exemplo é o mais radical do relatório de políticas públicas adotadas no mundo para o incentivo de soluções ecoeficientes na construção civil apresentado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) recentemente no 2° Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável.
Mas especialistas em construção e sustentabilidade alertam para a importância de ações governamentais fortes e não apenas de certificações energéticas - ações estas, aliás, que seriam a motivação da ambiciosa meta californiana.
O Relatório de Avaliação de Políticas Públicas para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Edificações é resultado do trabalho do SBCI (Sustainable Buildings & Construction Iniciative) e da UNEP (United Nations Environment Programme), sob coordenação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em parceria com a Universidade da Europa Central (CEU).
Produção: Conteúdo para internet
Fonte de pesquisa: site Piniweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário